Um passeio imperdível em Cairns é o de Michaelmas Cay, uma ilha de areia no meio do pacífico, cercada pela Grande Barreira de Corais. O passeio é feito de catamarã e dura o dia inteiro. É uma ótima oportunidade de curtir a praia, nadar, fazer snorkel ou scuba diving e passear de submarino pelos corais. Estão incluídas todas as refeições equipamentos de mergulho. Para saber mais sobre o passeio, leia abaixo a experiência da nossa passageira.
Eu estava muito ansiosa por esse passeio, pois seria minha oportunidade de conhecer a belíssima Grande Barreira de Corais, sonho de qualquer mergulhador.
Tomamos café da manhã cedo e pegamos o traslado por volta das 7h30, em direção ao Reef Fleet Terminal, a 1,5km do Novotel. Ao chegar, enfrentamos fila para pegar os vouchers e seguimos para o embarque no catamarã da Ocean Spirit.
O passeio dava direito a café da manhã (que estava ótimo), equipamento de mergulho (máscara, snorkel, nadadeiras e roupa de neoprene), passeio de semissubmarino (um barco cujo subsolo tinha janelas de vidro), almoço (excelente) e uma apresentação em vídeo da barreira de corais.
Começamos a navegar às 8h30, rumo a Michaelmas Cay, uma ilhota de areia formada sobre a barreira de corais. Ela fica a 17Km de Cairns e, em 1975, tornou-se Parque Nacional, além de santuário de pásssaros migratórios (abriga pelo menos 23 espécies, que lá encontram condições ideais para construir seus ninhos).
O recife de corais tem uma área de 360x50m, com uma rica vida marinha. Há tartarugas marinhas (que ocasionalmente chocam na ilha), invertebrados de todos os tipos, centenas de peixes (inclusive tubarões) e moluscos gigantes (Tridacna gigas), que chegam a medir 1,20m.
No caminho para a ilha, tivemos aulas detalhadas sobre segurança a bordo e equipamentos de mergulho; e quatro pessoas do grupo (incluindo eu), contrataram mergulho com cilindro, que custaram AU$110 cada.
Ao chegar, um barco auxiliar fez o transporte até a ilha, que realmente estava repleta de pássaros. Fui imediatamente para o mar, com meus equipamentos de snorkel e a câmera a prova d’água que havia alugado no catamarã.
A água era absolutamente transparente. Não precisei nadar mais de 20 metros para chegar à Grande Barreira de Corais. Peixes multicoloridos de diferentes tamanhos nadavam ao meu lado e, à medida que eu avançava, os recifes se tornavam mais impressionantes. Essa foi, certamente, uma das experiências mais incríveis da minha vida.
Voltei para o barco, almocei e..
…enquanto meus colegas que já tinham mergulhado a partir da praia se preparavam para o passeio de semissubmarino…