Há alguns meses, fomos a Aruba a convite da AHATA (Associação de Hotéis e Turismo de Aruba) para conhecer melhor o destino e trazer informações fresquinhas sobre casamento, lua de mel e férias em família. Ficamos encantados com a ilha!
Aliás, não é à toa que seu slogan é “One Happy Island” (Uma Ilha Feliz). Arrisco dizer que nunca me senti tão em casa. Apesar da grande população de americanos que residem e viajam para lá, os cidadãos arubianos são festeiros, simpáticos, solícitos e de uma felicidade ímpar. Quase que brasileiros desgarrados!
Aruba é uma pequena ilha do caribe colonizada pela Holanda, o que faz dos seus nativos portadores do passaporte europeu. A língua nativa é chamada Papiamento. Hoje este idioma é falado entre alguns locais e é passado de pai para filho.
Nas escolas públicas, as crianças aprendem o holandês, inglês e espanhol. Línguas que falam perfeitamente bem! Não tivemos qualquer dificuldade de comunicação. Se o inglês falhar, recorra ao “portunhol“.
Com uma população de aproximadamente 110 mil habitantes, Aruba tem um baixíssimo índice de violência, a ponto de não encontrarmos casas muradas. O salário mínimo está em torno de novecentos dólares, o que dá aos arubianos uma boa segurança financeira.
Quase não se vê animais perdidos por lá (os poucos que vimos estavam de coleira) e muito menos moradores de rua. O trânsito não é intenso e muito convidativo aos turistas que pretendem alugar carros.
Por ser uma ilha muito pequena, as corridas de táxi são baratas. A mais cara, se não me engano, beirava os 13 dólares. A mais barata, 6 dólares. Quem se hospeda em Palm Beach, já leva vantagem de ir a pé a lojas, bares e restaurantes badalados de lá (como Starbucks, Victoria’s Secret, MAC, Señor Frogs, Wendy’s, Tommy Hilfiger e muitas outras).
Aruba é uma ilha quente em todas as estações. O que ameniza o calor úmido, muito parecido com o calor carioca, são os ventos. Dizem que para encontrar o centro de Aruba, basta seguir o rumo das árvores, sempre apontando para um único ponto. Aquelas famosas árvores retorcidas, por sinal, são obras do vento. As que nascem na areia são chamadas de Fofoti e as que nascem na grama, de Divi Divi.
Não é muito comum encontramos hotéis all inclusive pela ilha. Ao contrário de Punta Cana e Varadero, por exemplo, Aruba possui uma grande variedade de restaurantes e atrações noturnas. Como 70% do público de turistas vem dos Estados Unidos, encontramos Burger King, Wendy’s, Taco Bell, McDonald’s, KFC, boates e bares que viram a noite!
Tudo numa pegada “americanizada” (bares e restaurantes como o TGI Fridays e Outback), com refeições a la carte que servem, tranquilamente, duas pessoas. O restaurante Moomba Beach possui refeições durante todo o dia e oferece open bar, a um preço amigável, durante a noite.
São muitas as companhias aéreas que voam para lá. As que fazem Estados Unidos – Aruba, possuem um terminal próprio, com rápido atendimento e sem muita burocracia. Nosso voo parou na Venezuela e, de lá, partiu para Aruba. Fomos informados de que haviam venezuelanos se comportando de maneira inadequada na ilha, portanto o governo foi obrigado a intensificar a segurança dos voos que partem de lá.
Aruba é um destino fantástico até para quem não curte praia. Com tantas atrações, duty frees e lojas que vendem de eletrônicos a perfumes famosos, não vão faltar motivos para te deixar feliz! Não perca nossos próximos textos, com informações detalhadas sobre hotéis e atividades turísticas.
Lua de Mel em Aruba
Peça sua cotação de viagem para Aruba
Lua de Mel em Aruba
[formidable id=”9″]