fbpx

Certificado Internacional de Vacinação em Brasília - Cays Turismo

  • Home
  • Novidades
  • Certificado Internacional de Vacinação em Brasília

Certificado Internacional de Vacinação

 

 

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento que comprova que o viajante foi vacinado contra determinada doença, como a Febre Amarela, que é a maior preocupação da Organização Mundial de Saúde. Ele é exigido por mais de 120 países, como medida preventiva à disseminação de doenças em seu território.

Por isso, antes de viajar para o exterior, é muito importante informar-se se o destino exige o certificado (veja lista no final da página) e, em caso afirmativo, providenciá-lo o quanto antes. Saiba como:

 

Passo 1: A vacina

A vacinação contra Febre Amarela é realizada em postos médicos, sem necessidade de agendamento. É gratuita, vale por dez anos e apresenta baixo índice de reações adversas – entre 2% e 5% das pessoas podem ter dor de cabeça, dor muscular e/ou febre.

A vacina não deve ser tomada por grávidas, crianças com menos de seis meses, pessoas alérgicas a proteína de ovo, portadoras de imunodeficiência, contaminadas pelo vírus HIV ou que estejam usando medicamentos quimioterápicos ou a base de corticosteróides.

Para estar protegido contra a doença e retirar o CIVP, a vacina contra febre amarela deve ser tomada no mínimo dez dias antes da viagem.

 

Passo 2: O certificado

O certificado é feito no Aeroporto Internacional de Brasília, no posto da Anvisa (no piso do desembarque, à esquerda da casa de câmbio), sem necessidade de marcar horário. Para agilizar o processo, o viajante pode fazer de casa o pré-cadastro no site da Anvisa (pelo link www.anvisa.gov.br/viajante) e, no momento do atendimento, apenas informar o CPF. O certificado fica pronto na hora.

Os documentos necessários são o Cartão Nacional de Vacinação, com data da administração da vacina, lote, assinatura do profissional e identificação da unidade de saúde; e um documento de identidade oficial com foto (ou Certidão de Nascimento para menores de idade). A emissão do certificado estará condicionada à assinatura do viajante e, por isso, sua presença é imprescindível. O posto funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A validade do certificado corresponderá ao tempo de validade da vacina. Em caso de extravio, a segunda via pode ser solicitada no mesmo local.

 

Países que exigem o CIVP de brasileiros

Afeganistão, África do Sul, Albânia, Angola, Antígua e Barbuda, Antilhas, Arábia Saudita, Argélia, Austrália, Bahamas, Bangladesh, Barbados, Belize, Benin, Bolívia, Brasil, Brunei, Burkina, Burundi, Butão, Cabo, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, China, Cingapura, Colômbia, Congo, Djibuti, Dominica, Egito, El Salvador, Equador, Eritréia, Etiópia, Fasso, Fiji, Filipinas, Gabão, Gâmbia, Gana, Granada, Grécia, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Guiné, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Haiti, Holandesas, Honduras, Iêmen, Ilha de Pitcairn, Ilhas Salomão, Índia, Indonésia, Iraque, Jamaica, Jordânia, Kiribati, Kuait, Laos, Lesoto, Líbano, Libéria, Líbia, Madagascar, Malásia, Malaui, Maldivas, Mali, Malta, Maurício, Mauritânia, México, Moçambique, Myanma, Namíbia, Nauru, Nepal, Nicarágua, Níger, Nigéria, Niue, Nova Caledônia, Omã, Palau, Panamá, Papua-Nova Guiné, Paquistão, Paraguai, Peru, Polinésia Francesa, Portugal, Quênia, República Centro-Africana, Reunião, Ruanda, Salvador, Samoa Americana, Samoa Ocidental, Santa Helena, Santa Lúcia, São Cristóvão e Névis, São Tomé e Príncipe, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Seychelles, Síria, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Suriname, Tailândia, Tanzânia, Togo, Tonga, Trinidad e Tobago, Uganda, Venezuela, Verde, Vietnã, Zaire e Zimbábue.


11 Comentários

Reply
CLAUDENICE
7 de fevereiro de 2015

Boa tarde, minha mãe irá fazer uma viagem a Israel. é necessário tomar a vacina contra febre amarela e pegar esse cartão de vacina internacional?

Reply
JOÃO BATISTA
13 de junho de 2016

BOA TARDE,

JÁ TENHO UM CERTIFICADO DE VACINAÇÃO DE 2011, PRECISO FAZER OUTRO JÁ QUE VOU VIAJAR EM JULHO 2016?

ONDE PEGO O CERTIFICADO?

Reply
admin
17 de junho de 2016

Ola Joao Batista,

O certificado de vacina amarela tem validade por 10 anos, é necessario agendar pelo site Anvisa e levar junto com o certificado seu passaporte no dia de seu atendimento.
La será emitido seu certificado internacional de vacinação.

Abs,

Reply
Paulo Costa
13 de janeiro de 2017

perdi meu certificado. Preciso tomar nova vacina?

Reply
admin
23 de janeiro de 2017

Ola Paulo, bo tarde!

Favor entrar em contato no posto que tomou a ultima dose e solicitar sua via do cartao de vacina, em seguida agendar pelo site http://www.anvisa.gov.br/viajante/
e validar seu cartao internacional de vacina.

Atenciosamente,

Reply
MARCIO JOSE DIAS DE MELO
3 de abril de 2017

Tenho uma norma de 2014 da organização mundial de saúde alterando a validade da vacinha amarela de 10 anos para o resto da vida do vacinado. Gostaria que vocês confirmassem esta norma internacional. Ela entrou em vigor em junho de 2016. http://www.who.int/ith/updates/20140605/en/ link da world health organization.

Reply
SIMÃO ALVES DE SOUZA
3 de abril de 2017

Boa noite, eu minha esposa, estamos com viagem marcada para 05 de abril, fomos imunizados em 24 de março de 2017, no município de Mangaratiba no RJ.
O posto de saúde, não disponibiliza o comprovante internacional de imunização.
Esta viagem para Brasília é exigido o comprovante internacional de imunização?

Reply
Joana Darc
9 de maio de 2017

olá irei fazer uma viagem para um País que não exige, mas farei escala em uma País que exige mesmo sem sair do aeroporto e preciso ser tirado esse documento?

Reply
Gabriel Castro dos Santos Rocha
3 de janeiro de 2018

Bom dia senhores,

Gostaria de informar aos senhores que eu trabalho no posto CVPAF-DF (local que emite os Certificados) e gostaria de informar que suas informações neste site estão incorretas.
* Além do pré-cadastro do site (http://www.anvisa.gov.br/viajante/) é necessário fazer o agendamento por este mesmo site. Apenas 2 campos: Dados do Viajante e Agendamento
Obs.: Nosso atendimento está sendo feito por agendamento com antecedência.
* A lista de países que exigem o CIVP subiu para 148 países.

Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo telefone: 3364-9220 ou 3364-9228

Reply
admin
20 de janeiro de 2018

Ola Gabriel, Bom dia!

Obrigada pela atenção em nos manter atualizados, pois, este post tem bastante tempo e nossa intenção é manter sempre o cliente bem informado.

Atenciosamente,

Reply
Débora
21 de janeiro de 2019

Como faz pra agendar a consulta pra pegar o certificado não estou conseguindo

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *