Aproximadamente 40% dos brasileiros, só de pensar em viajar de avião, são invadidos por uma ansiedade intensa. Alguns começam a ter pensamentos sombrios, que causam mal estar e tornam a viagem desagradável, e outros, invadidos pelo pânico, sequer cogitam entrar numa aeronave. O medo de viajar de avião pode estar relacionado a diferentes sensações, como o receio de acidentes, o desconforto de ficar em lugares fechados, o pavor de altura ou o desespero de não ter o controle da situação.
Segundo as estatísticas, para cada 1,3 milhão de passageiros, apenas um poderá morrer em acidente aéreo, enquanto mais de 270 poderão morrer no caminho para o aeroporto. Contudo, ainda que o transporte aéreo seja reconhecido como o mais seguro, pesquisas indicam que, num voo qualquer, 74% dos passageiros estão com medo, 23% estão ansiosos e apenas 3% estão absolutamente tranquilos.
A fobia de voar, que se manifesta em diferentes níveis, comumente causa efeitos psicológicos e, em alguns casos, pode desencadear reações físicas, como tremores, taquicardia, sudorese, falta de ar e desconforto abdominal. Tais efeitos, além de gerar constrangimento, podem prejudicar a vida social e profissional de algumas pessoas, que recusam empregos excelentes ou dispensam passeios incríveis por medo de voar.
Por isso, superar o medo assume uma importância tão grande, pois significa alcançar a liberdade de ir e vir com rapidez, conforto e segurança. Embora alguns casos exijam tratamento médico especializado, que atinge alto índice de sucesso (acima de 90%), é possível sentir-se mais tranquilo durante o voo seguindo algumas dicas, em que o autocontrole e o conhecimento são fundamentais.
.
Dicas para não ficar apavorado durante o voo
-
Não se estresse antes do embarque. No dia anterior, alimente-se corretamente e durma bem. No dia da viagem, chegue mais cedo ao aeroporto, faça o check-in tranquilamente e despache a bagagem com calma.
-
Inspire e expire. Os exercícios de respiração são fundamentais para manter o equilíbrio mental e emocional.
- Evite sentar-se à janela. Na poltrona do corredor você terá mais mobilidade e poderá levantar-se sempre que quiser, sem precisar pular outros passageiros.
- Evite viajar sozinho. Ter alguém conhecido por perto te fará sentir mais protegido e seguro.
- Conheça o funcionamento da aeronave. Os aviões modernos têm dois ou três sistemas reserva para o caso de algum equipamento falhar.
- Não fique pensando no voo. Você se sentirá muito melhor se conseguir se distrair. Se o avião fizer uma curva e inclinar para um lado, olhe para a direção oposta.
- Concentre-se em atividades prazerosas. Você pode ouvir música, ler um livro, entreter-se com algum jogo ou simplesmente focar sua atenção em lembranças que remetam a situações de tranquilidade e segurança.
- Não entre em pânico com o sinal de apertar cintos. Entenda que, se ele acender, provavelmente são apenas nuvens à frente. Com o vento e a velocidade, é natural que o avião passe por alguns trechos de turbulência.
- Confie na tripulação. Não tenha vergonha de contar sobre seu medo de voar ou de pedir sugestões para se sentir mais confortável a bordo.
- Converse com o passageiro ao lado. Conversas sobre assuntos do dia-a-dia podem ser uma boa estratégia para deixá-lo mais tranquilo, pois o manterá entretido.
- Prefira calmantes naturais. Antes da viagem, evite refrigerante, café e bebidas alcoólicas, pois te deixarão ainda mais agitado. Dê preferência a chás de camomila, maracujá e cidreira. Nunca use tranquilizantes ou outras medicações sem prescrição médica.
- Não se assuste com o trem de pouso. Pouco antes da aterrissagem, pode ser que você escute um baque no fundo do avião. É apenas o trem de pouso sendo acionado.
- Faça uma prece. A oração acalma e conforta.