fbpx

É Carnaval! - Cays Turismo

O Carnaval é uma das comemorações populares mais animadas e representativas do mundo. Originou-se na Grécia, como forma de agradecimento aos deuses, e foi adotada pela igreja católica, sendo comemorada nos três dias que antecedem a quarta-feira de cinzas.

No início, o carnaval era celebrado de forma violenta, com brincadeiras muitas vezes agressivas. Mas, com o passar do tempo, adquiriu graça e leveza e, com a chegada dos bailes de máscara, ganhou ritmo e melodia.

Diferente do que muitos imaginam, o carnaval brasileiro tem origem européia. Surgiu na época da colonização, derivando de festas típicas portuguesas e italianas, e aqui recebeu influências africanas, que contribuíram significativamente na criação da identidade atual.

Em países como Itália e França, o carnaval consistia em desfiles urbanos, nos quais as pessoas usavam máscaras e fantasias. Alguns personagens europeus, como a colombina, o pierrô e o Rei Momo foram incorporados à festa brasileira, que também passou a ter carros alegóricos desfilando pela cidade.

Com o surgimento das marchinhas carnavalescas e das escolas de samba do Rio de Janeiro, o carnaval brasileiro foi crescendo e se tornou conhecido no mundo inteiro. Todo o ano, o país recebe milhares de turistas, que acompanham os desfiles nos sambódromos de várias cidades, contagiam-se com o ritmo do frevo e do maracatu de Recife e Olinda e dançam ao som dos trios elétricos de Salvador.


Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *